sexta-feira, 18 de março de 2011

Fotógrafos e amantes da lua | Novidade!

A Lua vai estar mais próxima da Terra, já este sábado, o que dará origem a um «perigeu lunar» ou a uma «super Lua cheia». Por isso, não se surpreenda, se lhe parecer que a Lua está maior e mais brilhante.
O satélite natural da Terra nunca esteve, nos últimos 20 anos, tão próximo do planeta azul. E por isso mesmo vai parecer maior em 14 por cento e 30 por cento mais luminoso.
Nikon D700 | Sigma 120-400mm

Nelma Alas Silva, do Núcleo de Divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, explicou ao site «Jornalismo Porto Net» que as luas cheias perto do perigeu são frequentes, mas a «do dia 19 estará mais próxima, a uma distância entre a Terra e a Lua de 356 577 quilómetros, enquanto que a média dos perigeus durante 2011 será de 361 561 quilómetros».
A investigadora da Universidade do Porto disse ainda que «o perigeu da Lua nada tem a ver com fenómenos meteorológicos que são, na sua maioria, fenómenos atmosféricos».

A «super Lua cheia» vai ocorrer às 18:10 e o perigeu será atingido pelas 19:10 e «poderá observar-se com facilidade, de qualquer local, durante toda a noite» se as condições meteorológicas permitirem, disse Nelma Alas Silva.
De acordo com a NASA, a Lua parecerá «surpreendentemente gigante quando observada entre edifícios, árvores e outros edifícios em primeiro plano», fenómeno que merece ser observado.

A «super Lua cheia» aconteceu pela última vez em Março de 1993 e só poderá ser vista novamente em 2029, refere ainda o comunicado da NASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails