
Quando se aprender a usar o recurso de
macro (
close-up) da
câmera ou da
lente, as portas para um mundo novo se abrem.
Ângelo Coffy alerta sobre o vício que está técnica pode virar, te levando a comprar
equipamentos caros. Mas acima de tudo, é divertido e fácil de fotografar macro.
Ângelo ainda conta um pouco sobre o primeiro contato com o mundo dos macros, “
não faz muito, minhas primeiras fotografias macros foram realizadas com analógicas. Utilizei métodos simples e que não precisam grandes recursos ou investimentos, usei um filtro Close-Up 52mm pois não tinha uma lente Macro, mas ainda assim foi muito divertido.” Pensando em compartilhar uma pouco das experiências, Ângelo preparou
seis dicas para quem gosta desse tipo de fotografaia ou ainda está dando os primeiros passos.

Pode até parecer brincadeira, mas muitos iniciantes na fotografia pecam por não conhecer o que éfotografia Macro e principalmente por não conhecer o seu equipamento em mãos, ler o manual é um passo importante para começar a entender o que é fotografia Macro e o que sua câmera oferece. Mas nas máquinas o símbolo do macro é uma “FLOR”. Está configuração, permite que você foque sua lente mais próxima do assunto.
2ª dica:
Tripé, muitos falam que devem ser usados em fotografias Macros, eu digo que deve ser usado sempre, tanto para Macros ou para qualquer outro tipo de fotografia (mas isso é muito pessoal). Mas em macro éfundamental, ela vai te ajudar a eliminar qualquer tipo de vibração induzida por você ou por fatores da natureza mesmo. A sua imagem terá uma nitidez muito maior do que o uso sem tripé. Um bom Tripé é fundamental.
3ª dica:
Use o Flash, mesmo que tenha luz natural, pois nesse tipo de fotografia as sombras são inimigas mortais dos fotógrafos. Tente sempre usar luz, natural ou artificial, e se precisar usar acessórios comorebatedores, difusores, abuse deles para criar uma boa composição porque é sempre válido.
4ª dica:
O foco manual é um grande aliado para fotografias macros. Você está trabalhando com uma profundidade de campo limitada no foco, assim você determina o que quer como foco. Se mudar o foco paraAutomático, a câmera vai determinar o que focar, e isso pode atrapalhar sua idéia de composição. Sempre aconselho a usar o foco manual para esse tipo de fotografia, você vai ver a diferença.
5ª dica:
A capacidade que você tem em definir manualmente a abertura é uma grande vantagem, pois assim permite você a controlar a profundidade de campo, o que determina o quanto a sua imagem está em foco em primeiro plano ou não. Algumas câmeras não permitem a regulagem manual da abertura quando essa é mudada para o modo macro. Caso consiga usar a abertura manual, bem provável que você vai usar uma abertura grande para desfocar bem o fundo o que é muito eficaz para close-up.
6ª dica:
Jamais esqueça das regras de composição, bem como as Regras dos Terços. Em uma composição colocar o assunto em primeiro plano é essencial para uma boa fotografia macro.
Equipamento do fotógrafo: Thomas Shahan
Thomas Shahan em ação:
Flickr:
A fotografia Macro é uma brincadeira muito divertida, como foi citado na introdução, pode se tornar um vício e um vício bem caro.
ARTIGO ORIGINAL DE:
Ângelo Coffy
Mais fotos Macro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário